Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /whm2/jaguarin/public_html/includes/conexao.php on line 2
Jaguar in Pantanal - Onça parda capturada em cidade paulista é solta na mata
Mudar linguagem para Inglês
Mudar linguagem para Português
Onça-pintada - Jaguar - Na Fazenda San Francisco - Pantanal do Miranda MS
Onça-pintada - Jaguar - Na Fazenda San Francisco - Pantanal do Miranda MS
Onça-pintada - Jaguar - Na Fazenda San Francisco - Pantanal do Miranda MS
Onça-pintada - Jaguar - Na Fazenda San Francisco - Pantanal do Miranda MS
No rastro da onça-pintada - following the jaguar in the Pantanal
Turismo de Pesquisa Científica
Interatividade
Saiba Mais
Cadastre-se
Nome:
E-mail:
 

NOTÍCIAS
31/03/2009 - 15h30

Onça parda capturada em cidade paulista é solta na mata

A+

A-

Altera o tamanho da letra

José Sabino
Foto de Onça Parda

Rose Mary de Souza

Direto de Campinas


Uma onça parda - ou suçuarana, como também é chamada - com cerca de 1 ano e meio de idade e 1,2 metros de comprimento foi solta na Serra do Japi, em Jundiaí, no final da tarde desta segunda feira. Antes de ser levada para a mata, o animal recebeu um colar contendo um aparelho de GPS para ser rastreado via satélite por biólogos e pesquisadores.

A onça parda havia sido capturada no mesmo dia em um casa em construção no Jardim Panorama, município de Vinhedo - cerca de 40 quilômetros de Jundiaí, no interior de São Paulo. Ao ser encontrado, o animal assustou os trabalhadores da obra que pediram ajuda das autoridades.

Captura
Para capturar a fera, que aparentava cansaço, foi organizada uma força tarefa formada pela Policia Ambiental, o Corpo de Bombeiros, a Guarda Municipal, veterinários e biólogos.

O animal foi sedado e, quando adormeceu, examinado por veterinários que coletaram amostras de sangue.

"Ela deve ter se perdido da mãe", disse a médica veterinária Cristina Harumi Adamira, integrante da Associação Mata Ciliar, uma ONG que atua em defesa dos animais em Jundiaí. De acordo com a veterinária, a onça estava muito debilitada e, na procura por alimento, deve ter se afastado demais do seu território, o que a trouxe para a zona residencial. "As construções estão avançando sobre as matas que são o habitat dos animais selvagens", comentou.

Pesquisas
O biólogo e pesquisador da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Marcel Penteado, afirmou que o uso da coleira com sensor para rastreamento contribuirá para pesquisas como, por exemplo, o acompanhamento da migração do animal na Serra do Japi.

"Os dados coletados pelo equipamento serão enviados para o Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (INPE)", explicou. O equipamento permanecerá ativo até setembro quando deve se desprender naturalmente do animal.

Proteção dos animais
A Associação Mata Ciliar em Jundiaí ocupa-se das sete espécies de felinos existentes no território nacional: a onça pintada, a suçuarana, o gato do mato, a jaguatirica, o gato maracajá, o gato palheiro e o gato mourisco. A organização ainda acolhe aves e animais de pequeno porte vítimas de acidentes como atropelamentos, choques elétricos, intoxicação etc.

Segundo a entidade, os animais que vivem nas matas estão ameaçados de extinção em virtude do processo de urbanização crescente que já chega nas proximidades das reservas. A ONG também atua no reflorestamento das reservas com o cultivo de mudas de plantas nativas da mata atlântica, cerrado e ciliar.

Em 2007, a Associação Mata Ciliar foi pioneira na América Latina na transferência de embriões de felinos, dispondo de um banco de dados genéticos com embriões congelados. Graças a esforços realizados por pesquisadores deste projeto, três jaguatiricas já nasceram no local a partir de inseminação artificial.

No Estado de São Paulo, a Associação Mata Ciliar pode ser encontrada em Águas de Lindóia, Bragança Paulista e Pedreira. Ela não recebe apoio dos governos municipais, estadual e federal, mas sobrevive graças aos recursos provenientes de entidades financiadora de pesquisas, além de doação de sócios e colaboradores.

O site da instituição pode ser acessado pelo endereço www.mataciliar.org.br.

Especial para Terra


http://www.fazendasanfrancisco.tur.br/ - http://www.gestaoativa.com.br/  - http://blogpantanalfazendasanfrancisco.blogspot.com/

Desenvolvido por Gestão Ativa - Sites e SEO em Campo Grande.